Os riscos da fraude de cliques para anunciantes on-line

Os riscos que a fraude de cliques representa para empresas de comércio eletrônico e as medidas que podem ser tomadas para evitar que cliques fraudulentos interrompam as campanhas de marketing on-line.

Os riscos da fraude de cliques para anunciantes on-line
Fraude de cliques

As restrições que a pandemia do coronavírus impôs a milhares de empresas e a sua capacidade de vender normalmente, forçou muitas empresas a anunciar seus produtos e serviços on-line.

No entanto, esta rápida aceleração digital apresentou uma oportunidade para os cibercriminosos dobrarem seus esforços para enganar empresas de comércio eletrônico por meio de cliques fraudulentos.

A fraude de cliques é definida como a prática de clicar fraudulentamente em anúncios de pesquisa e exibição para dar a falsa impressão de que um grande número de clientes em potencial estão clicando nos links de um anunciante e geralmente está relacionado com o uso de programas automatizados conhecidos como 'bots de clique'.

Com a ameaça que os fraudadores on-line representam aumentando o tempo todo, é vital para os gestores de tráfego e as empresas de comércio eletrônico compreenderem os riscos associados à fraude de cliques, bem como as medidas que podem tomar para identificar cliques fraudulentos e evitar que interfiram em seus esforços de marketing.

Alta taxa de rejeição

Entre os principais efeitos que o anunciante provavelmente experimentará como resultado da fraude de cliques estão os picos ou uma taxa de rejeição excepcionalmente alta.

O termo 'taxa de rejeição' refere-se à porcentagem de visitantes que entram no site e depois saem - ou 'rejeição' - em vez de continuar visitando outras páginas do site, e é calculado contando o número de visitas de uma única página e dividindo isso pelo total de visitas.

Para anúncios pago por clique [PPC], uma taxa de rejeição justa fica em torno de 40% a 60%  e, se o anunciante detectar taxas de rejeição mais baixas do que isso, é positivo e indica que os visitantes estão altamente engajados com o site.

Entre 60% e 70% é comum para palavras-chave que são amplas e de alto volume, como 'aparelhos de TV', 'notebooks' etc. Qualquer valor acima de 70% pode sugerir que o anunciante precisará revisar o desempenho do seu anúncio, mas se não houver mudança depois de ter feito isso, deve começar a investigar como evitar esses cliques inválidos, pois pode muito bem ser cliques fraudulentos de fontes maliciosas e bots.

Em alguns cenários, uma alta taxa de rejeição é aceitável, pois a página de destino pode ter sido projetada para incentivar a ocorrência de conversões na página.

Alto tráfego, baixas conversões

Um efeito colateral comum da fraude de cliques é o aumento da taxa de cliques, que é a proporção de usuários que clicam em um link específico em relação ao número total de usuários que visualizam uma página, e-mail ou anúncio.

Embora uma alta taxa de cliques possa parecer positiva à primeira vista, a falta de clientes legítimos fazendo qualquer venda ou compra resultará em uma baixa taxa de conversão, o que significa que uma grande parte de seus gastos com publicidade será efetivamente desperdiçada.

Se o anunciante costuma ter um alto nível de tráfego, mas uma baixa taxa de conversão de suas campanhas, pode ser necessário investigar a presença de bots de clique.

Dados da campanha distorcidos

Os dados da campanha distorcidos que a fraude de cliques ajuda a criar podem ter um impacto extremamente prejudicial sobre o orçamento e a estratégia da campanha.

As empresas precisam de dados precisos para tomar decisões informadas sobre vendas, produção, público-alvo alcançado e muito mais.

Atos fraudulentos resultam em dados inconsistentes e inadequados que dão uma falsa impressão de como está o desempenho da sua campanha e podem levar o anunciante a tomar uma série de decisões erradas que têm um impacto negativo em toda a empresa.

O que pode ser feito para combater a fraude de cliques?

Embora possa parecer que a fraude de cliques é onipresente demais para ser evitada, esse não é mais o caso após o surgimento de novas tecnologias.

As empresas agora podem utilizar plataformas de proteção contra fraude de cliques que são capazes não apenas de identificar a presença de bots de cliques, mas também podem tomar medidas para removê-los das campanhas.

Ser capaz de eliminar a fraude de cliques significa que sua campanha alcançará um número maior de usuários humanos legítimos e, portanto, é muito mais provável que forneça um maior retorno sobre o investimento [ROI].

Além disso, ter dados mais precisos o ajudará a tomar melhores decisões sobre a direção de seus esforços e estratégia de marketing, incluindo quais áreas e canais de publicidade têm maior probabilidade de obter os melhores resultados.

Além disso, há uma série de medidas que o anunciante pode tomar como profissional de marketing para limitar os recursos dos fraudadores de cliques.

Por exemplo, o anunciante deve monitorar de perto as métricas para ver se há picos repentinos em suas atividades de campanha e custos de anúncios que podem ser atribuídos a fraude de cliques.

Além disso, pode ser útil limitar a exposição do seu anúncio, direcionando suas campanhas para locais limitados e precisos apenas para evitar que fraudadores, que geralmente são de locais incomuns ou de outros países, prejudiquem você.

Conclusão

Mesmo que o anunciante não tenha nenhum motivo para acreditar que a fraude de cliques esteja ocorrendo em seus anúncios, ainda há uma boa chance de que esteja, e é claro que o impacto que isso pode ter em seu marketing é potencialmente significativo e muito prejudicial.

É por isso que o anunciante deve descobrir o que pode ser feito para minimizar o risco da fraude de cliques para sua empresa.

As plataformas de proteção contra cliques fraudulentos são indiscutivelmente as melhores armas à sua disposição na luta contra os bots de cliques, mas também é importante considerar o que você pode fazer para limitar os danos.

Tomar medidas para vencer os bots torna a Internet um espaço muito mais seguro para anunciar produtos e é uma maneira infalível para alcançar mais clientes em potencial.