Saiba qual óleo lubrificante correto se deve usar no motor do carro

Nem sempre o óleo lubrificante indicado pelo fabricante no manual do veículo é o mais indicado para evitar desgastes prematuros do motor.

Saiba qual óleo lubrificante correto se deve usar no motor do carro
A importância da temperatura ambiente para a escolha do óleo lubrificante

Quase todo mundo já ouviu falar ou conhece alguém que sempre seguiu as recomendações de troca de óleo do motor derterminadas no manual do veículo pelo fabricante e teve algum tipo de problema, mesmo com uma baixa quilometragem.

Na grande maioria dos casos, o óleo lubrificante que o fabricante recomenda não está adequado com as condições climáticas do país que o carro é comercializado.

Em tempos de mudanças climáticas, escolher o tipo de óleo lubrificante do motor de acordo com as condições de temperatura média anual do país ou região que o carro é comercializado se tornou fundamental para o bom funcionamento e desempenho do motor.

Os óleos lubrificantes possuem viscosidades diferentes e sofrem influência direta com a temperatura durante a partida e o funcionamento do motor.

A análise de SAE (Society of Automotive Engineers) dos óleos lubrificantes é essencial para determinar suas propriedades de viscosidade e desempenho em diferentes condições de temperatura. O sistema de classificação SAE é amplamente utilizado para designar a viscosidade dos óleos de motor.

Aqui está um resumo das principais classificações e o que elas significam:

Classificação SAE para Óleos de Motor

Óleos Monoviscosos

Os óleos monoviscosos são indicados por um único número (por exemplo, SAE 30). Este número representa a viscosidade do óleo a uma temperatura de 100°C (212°F).

  • SAE 20, SAE 30, SAE 40, SAE 50: Óleos com essas classificações são monoviscosos e mantêm sua viscosidade em uma faixa estreita de temperaturas. Eles são menos comuns hoje em dia devido à popularidade dos óleos multiviscosos.

Óleos Multiviscosos

Os óleos multiviscosos têm duas classificações de viscosidade (por exemplo, SAE 10W-40). O número antes do "W" (winter) indica a viscosidade a baixas temperaturas, enquanto o número após o "W" indica a viscosidade a altas temperaturas.

  • SAE 5W-30, SAE 10W-40, SAE 15W-50: Óleos com essas classificações são multiviscosos, o que significa que oferecem boa viscosidade em uma ampla gama de temperaturas. Eles proporcionam melhor proteção ao motor durante arranques a frio e sob altas temperaturas operacionais.

Significado dos Números

  • Número antes do "W" (Winter): Refere-se à viscosidade do óleo a baixas temperaturas. Quanto menor o número, mais fino o óleo e melhor ele fluirá em temperaturas frias. Por exemplo, um óleo 5W fluirá melhor em climas frios do que um óleo 10W.
       
  • Número após o "W": Refere-se à viscosidade do óleo a temperaturas de operação normal do motor (100°C). Um número maior indica um óleo mais espesso, que pode fornecer melhor proteção em altas temperaturas e sob cargas pesadas. Por exemplo, um óleo 40 será mais espesso a 100°C do que um óleo 30.

Importância da Viscosidade

A viscosidade do óleo é crucial para a proteção do motor. Um óleo muito fino pode não fornecer proteção suficiente entre as peças móveis, enquanto um óleo muito espesso pode dificultar a circulação, especialmente em climas frios, causando maior desgaste durante os arranques a frio.

Considerações para Escolha do Óleo

  • Clima: Em climas frios, óleos com um número baixo antes do "W" (como 0W ou 5W) são preferíveis.
       
  • Temperatura de Operação: Para climas mais quentes ou motores que operam em altas temperaturas, óleos com um número mais alto após o "W" (como 40 ou 50) são melhores.

Exemplo Prático

  • SAE 10W-30: Indicado para climas moderados, proporcionando boa fluidez em baixas temperaturas e proteção adequada a temperaturas normais de operação.
       
  • SAE 5W-40: Ideal para climas frios e uso em temperaturas altas, oferecendo excelente proteção do motor em uma ampla gama de temperaturas.

Compreender essas classificações e escolher o óleo adequado para seu veículo pode ajudar a prolongar a vida útil do motor e melhorar o desempenho geral do veículo.

Atualmente a viscosidade de óleo mais adequada para a maioria dos carros equipados com os motores mais modernos e de acordo com o clima do Brasil, é a SAE 10W-40 quando for utilizar o veículo em condições normais ou uma viscosidade maior quando for utilizar em condições severas.